terça-feira, 9 de junho de 2009

Da Europa

Depois do anónimo desafio, algumas reflexões sobre os resultados europeus.

Destaque primeiro na falência da social-democracia no governo, como se evidencia pela perda de percentagem e de deputados do Partido Socialista Europeu. Também se deve salientar, e ao contrário do que tem sido propagandeado, que o Partido Popular Europeu perdeu peso em percentagem e em deputados (e com mais 4 lugares na constituição do Parlamento Europeu).

Em segundo lugar, a pulverização partidária. Forças políticas sem filiação em nenhum dos grupos passaram de 3,8% para 12,6%, e de 29 para 93 deputados. Neste grupo surgem forças muito diversificadas, não permitindo naturalmente tirar grandes conclusões sem análises nacionais mais profundas.

Preocupante é a descida do Grupo Unitário de Esquerda/Esquerda Verde Nórdica em geral e os resultados em alguns países (em Itália perde 7 deputados, ou seja, todos os que tinha!), mostrando no entanto que nos sítios onde a luta social foi mais intensa os resultados foram também mais animadores.

1 comentário:

JL disse...

Sim, a questão não é limiar para toda a Europa.
Existe casos específicos, próprios da realidade social de cada Estado.

Um revés tremendo a perca dos 7 eurodeputados italianos, bem como a perda de 2 deputados por parte do PCBM da República Checa. Por outro lado acho que o PCF subiu o número de Eurodeputados.

Na extrema-direita, sobe na votação em muitos países como Inglaterra e Holanda, mas na França perde grande parte dos seus eurodeputados.

Os partidos socialistas, da social-democracia, também perdem e muito.

Mas depois há casos “estranhos” como a eleição com 1 eurodeputado na Suécia por parte do Partido Pirata.Um partido que defende arduamente a livre partilha de ficheiros na internet, é, poderia ser, um género braço político do site «PirateBay».

Penso que o resultado destas eleições dá para ter, também, uma clara noção que os povos da EU, são distintos, diferentes com realidades históricas, sócias e económicas bastante diferentes.

Todavia o resultado também permite verificar que não vão ocorrer grandes alterações nestas políticas que afectam a vida dos trabalhadores e os povos da EU.